sexta-feira, 9 de abril de 2010

TURISMO DE AVENTURA

Turismo de Aventura
É um segmento de mercado do setor turístico que compreende o movimento de turistas cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de caráter recreativo. Podendo ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural, urbano, estabelecido como área protegida ou não.
Como decorrência do desenvolvimento observado na última década, vários empreendimentos foram constituídos no País, oferecendo produtos e serviços especializados aos turistas, impulsionado pelas transformações. transformações no comportamento do consumidor na direção de estilos de vida mais saudáveis e também por uma sensibilidade aos assuntos ligados à preservação da cultura e da natureza, que se refletem na escolha das atividades de lazer e, assim, na definição dos destinos turísticos.

Estima-se que o crescimento do Turismo de Aventura a partir de 1998 tenha sido de 20% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo - OMT e da Sociedade Internacional de Ecoturismo - TIES . Atividades relacionadas:
•Rafting
•Rapel
•Mountain bike
•Mergulhoautônomo
•Mergulhodeapnéia
•Trekking
•Arborismo
•ExploraçãodeCavernas
• Outras...



Somente o mercado doméstico de viagens de aventura dos Estados Unidos é estimado em U$$ 25 bilhões, como base nos resultados das taxas de participação e gastos médios por viagem.

Os impactos econômicos desse segmento não se limitam aos destinos turísticos. Diversos envolvidos, que de modo geral não estão sediados nos núcleos receptores, são diretamente impulsionados – fornecedores de equipamentos, seguradoras, outros produtos e atividades associadas. Diante disso e considerando as especificidades desse segmento, principalmente quanto ao quesito segurança, verificou-se a necessidade de delimitar a sua abrangência em relação a outros tipos de turismo, tanto para embasar a formulação e execução de políticas públicas como também subsidiar os interessados quanto as características e questões legais que podem implicar nas relações de mercado.

O conceito de Turismo de Aventura estabelecido fundamenta-se em aspectos que se referem à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista, que pressupõem o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os praticantes e com o ambiente.


Fonte: www.brasilturismo.com.br

Nenhum comentário: