segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aventura segura e certificada

Aventura segura e certificada
Em abril, começa o processo de certificação a empresas de ecoturismo e turismo de aventura
23 de Março de 2010. Publicado por Equipe EcoViagem

Empresas participantes do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), passarão por processo de certificação em abril
Foto: Giovana Guedes
Começa em abril o processo de certificação de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. Participam do processo apenas empresas que aderiram formalmente às ações do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), o maior projeto de qualificação e desenvolvimento, com foco na certificação de empresas do segmento de Turismo de Aventura. A iniciativa do MTur é em parceria com o Sebrae Nacional e executada pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
A ABNT Certificadora será a empresa responsável pelo processo de Avaliação da Conformidade (Certificação) nas empresas participantes do Aventura Segura. As visitas começam em abril em Brotas (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). O Aventura Segura abrange ações diretas em 16 destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, presentes em 13 estados brasileiros.
O cronograma das avaliações está sendo elaborado pela equipe da Assistência Técnica da ABETA. Informações serão disponibilizadas nos sites www.observatoriodaaventura.com.br e www.aventurasegura.org.br.
A certificação é voluntária, mas a obtenção do certificado ou selo atesta se o produto ou serviço da empresa segue à risca os procedimentos de segurança, o que acaba sendo um diferencial de mercado.
Os produtos e atividades de Turismo de Aventura das empresas serão certificados por um Organismo Certificador (OTA) autorizado pelo Inmetro. Este organismo realizará auditoria nas empresas e avaliará se os seus produtos estão em conformidade com as exigências da norma técnica ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão da Segurança.
Visitas nos destinos
Cada um dos 16 destinos do Aventura Segura receberá a visita da ABNT Certificadora em dois momentos distintos (dois grupos de empresas); os grupos serão divididos em função do desempenho na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS). Somente as empresas que tiverem todo o SGS implementado serão indicadas para a Avaliação da Conformidade.
Benefícios da certificação
Entre os benefícios da certificação estão: melhor aceitação no mercado, redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes, maior credibilidade no mercado nacional e internacional, melhor comunicação com clientes, diferenciação positiva no mercado e proteção contra a concorrência desleal. O INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial, é o responsável por autorizar os Organismos Certificadores.
Fonte: Mtur

Nenhum comentário: